A Medicina Periodontal é uma abordagem da influência entre doenças periodontais e sistêmicas. Uma avaliação de saúde que não inclua avaliação periodontal não está completa.
A atuação multidisciplinar entre os profissionais de saúde não deve ocorrer somente no diagnóstico precoce e tratamento de enfermidades. A equipe deve promover a conscientização do paciente na adequação de seu estilo de vida, incluindo hábitos saudáveis e eliminação de fatores de risco para as diversas doenças.
Por isso, é de suma importância que na consulta você compartilhe tudo sobre a sua saúde sistêmica, para que possamos planejar o melhor tratamento.
Muitas doenças e condições sistêmicas podem interferir com a condição periodontal, da mesma forma que as doenças periodontais também influenciam as condições sistêmicas. Existe uma “via de mão dupla”. Assim, há necessidade de orientar os profissionais de saúde no intuito de ampliar a visão de sua especialidade para uma extensão integrativa de assistência em saúde, tanto no aspecto preventivo como nas abordagens terapêuticas.
Uma variedade de fatores e condições podem interferir e modular a relação entre o biofilme bacteriano e a resposta do hospedeiro. Dentre esses temos:
O diabetes é um grande fator de risco para a doença periodontal. Os portadores da diabetes têm um risco 2,5 vezes maior para doença periodontal do que pacientes que não apresentam a condição, mesmo nos casos em que o diabetes está controlado, há uma grande incidência e gravidade desses problemas.
A doença periodontal severa predispõe a patologias vasculares como arteriosclerose que podem evoluir para isquemia e infarto do miocárdio.
Os fumantes apresentam 3 vezes mais probabilidade de apresentar doença periodontal grave em relação aos não fumantes.
Indivíduos obesos tendem a ter maior risco à doença periodontal, tanto por aumento de citocinas pró-inflamatórias como por baixa resistência imunológica.
A doença periodontal é um dos fatores de risco para o nascimento de prematuros e com baixo peso.
Bactérias presentes na cavidade oral, especialmente aquelas envolvidas na doença periodontal, podem ser aspiradas para os pulmões, aumentando o risco para infecções respiratórias.
Há maior prevalência de periodontite em indivíduos com doença de Parkinson e doença Alzheimer, devido ao comprometimento motor, os pacientes apresentam dificuldade com o autocuidado, além disso e devido uso de diversos medicamentos que alteram o fluxo e qualidade salivar.
Na Periensé vamos além do cuidado bucal, nossa jornada é pela Saúde Plena
reconhecemos a interconexão entre as áreas da saúde para proporcionar saúde e bem estar.
intervenções visando prevenir doenças sistêmicas através do universo da periodontia
Na Periensé, entendemos que a excelência em cuidados de saúde não é apenas sobre procedimentos, mas sobre a compreensão individual, o compromisso com o bem-estar e a criação de uma relação de confiança com você. Estamos aqui para ouvir, entender e atender às suas necessidades com sensibilidade e empatia, garantindo que cada tratamento seja verdadeiramente personalizado e alinhado com seus objetivos e conforto.
Somos guiadas pelos princípios da parceria, união e agregação, sempre em busca de oferecer possibilidades e analisar cada aspecto da sua saúde de forma integral.